Páginas

Dia de Oração e Jejum em memória dos missionários mártires

"A minha vida pertence a vocês"

O 30° aniversário do assassinato de Dom Romero, 24 de março, é o Dia de Oração e Jejum pelos missionários mártires.
O Grupo Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias da Itália recorda no próximo dia 24, o 30° aniversário do assassinato de Dom Oscar Arnulfo Romero.
Os jovens recordam, a cada ano nessa data, todos os missionários assassinados no mundo com um Dia de Oração e Jejum em memória dos missionários mártires.
A iniciativa chegou à sua 18ª edição e se realiza em várias dioceses do mundo e muitos institutos religiosos recordam, através de várias iniciativas, seus missionários que derramaram seu sangue por causa do Evangelho.
Tema
O tema deste ano para recordar Dom Romero é "A minha vida pertence a vocês". O diretor das Pontifícias Obras Missionárias da Itália, Pe. Gianni Cesena, disse que na "semente lançada por Dom Romero, como por muitos outros mártires cristãos da antiguidade e de hoje, a comunidade cristã reencontra o sentido profundo da vida segundo o Evangelho e a coragem de uma memória ativa, capaz de continuar o caminho com uma perspectiva melhor".
Atividades propostas
Às comunidades paroquiais e de vida consagrada, seminários, noviciados, grupos engajados, são propostas a realização da Vigília de Oração, a Via Sacra, a Adoração Eucarística sobre o tema do dia. Entre outras indicações sugere-se a criação nas igrejas de um ângulo do martírio utilizando uma cruz, pano vermelho, um ramo de oliveira com os nomes dos missionários e missionárias mortos; tocar os sinos, às 15h, do dia 24 de março para convidar à meditação sobre o sacrifício de Cristo de tantas mulheres e homens de boa vontade; plantar uma árvore para lembrar o amor daqueles que deram tudo por amor. As famílias podem acender uma vela vermelha nas janelas junto com um pano vermelho; fazer um gesto de reconciliação entre os membros da família e os vizinhos. Oferecer a oferta do jejum para ajudar nos projetos de solidariedade proposto este ano. Doentes e sofredores podem oferecer seu sofrimento em memória dos missionários e missionárias mortos por causa do Evangelho. Os jovens são convidados a doar sangue e visitar os que estão sozinhos e oprimidos, no hospital, clínicas e cárceres...

Projeto de solidariedade
Este ano o projeto de solidariedade pretende apoiar com as ofertas arrecadadas do jejum do próximo dia 24, a construção do Centro Juvenil dos Padres Canossianos no Distrito de Tondo, uma das áreas mais pobres de Manila, capital das Filipinas.

(S.L.) (Agência Fides 9/3/2010)

Nenhum comentário: