Páginas

114. Urgência pastoral: modelo de renovação


1. O que diz o texto?
Encontramos o modelo paradigmático dessa renovação comunitária nas primitivas comunidades cristãs (cf. At 2,42-47), que souberam buscar novas formas para evangelizar de acordo com as culturas e as circunstâncias. Ao mesmo tempo, motiva-nos a eclesiologia de comunhão do Concílio Vaticano II, o caminho sinodal no pós-concílio e as Conferências Gerais anteriores do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Como Jesus nos garante, não esqueçamos que "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estarei eu no meio deles" (Mt 18,20). (DAp 369)




2. O que diz o texto para mim, para nós?
- Fala do modelo paradigmático da renovação comunitária nas primitivas comunidades cristãs (cf. At 2,42-47), que souberam buscar novas formas para evangelizar de acordo com as culturas e as circunstâncias.
- motiva-nos a eclesiologia de comunhão do Concílio Vaticano II, o caminho sinodal no pós-concílio e as Conferências Gerais anteriores do Episcopado Latino-americano e do Caribe.
- Como Jesus nos garante, não esqueçamos que "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estarei eu no meio deles" (Mt 18,20).




3. O que o texto me leva a dizer a Deus?
Faço, com toda a Igreja, a
Oração do Brasil na missão continental
Senhor, Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho
para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.
Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho em nossa Pátria,
em comunhão com a Missão Continental.

Nenhum comentário: