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COMENTÁRIO: Conferência de Copenhague - "em primeiro lugar, os pobres"

‘Novos estilos de vida’ para o sistema ecológico e uma boa relação do homem com a natureza, mas também com seus semelhantes.


Pe. Federico Lombardi, SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, analisou, no último editorial do semanário Octava Dies, emitido pelo Centro Televisivo Vaticano, as implicações éticas desta cúpula organizada pelas Nações Unidas entre os dias 7 e 18 de dezembro.

Pe. Lombardi constatou que, “há algum tempo, muitos consideravam as preocupações climáticas e ambientais como um luxo: preocupação dos ricos. Outros seriam os problemas dos pobres, que deveriam sobreviver e satisfazer suas necessidades primárias”.

“Depois, compreendemos que não era assim – continuou. Quando há uma seca ou acontecem catástrofes ambientais, os pobres são os primeiros a sofrer ou morrer. Quem se encontra em lugares mais seguros ou possui mais recursos para nutrir-se ou proteger-se, pode superar melhor a piora das condições ambientais.”

“Devemos nos preocupar pelo estado de saúde do planeta por todos, mas em primeiro lugar pelos pobres”.

“O planeta é como um organismo no qual os desequilíbrios interagem uns com os outros. A alteração da composição da atmosfera, a elevação do nível dos mares, a redução das reservas de água doce não-contaminada, as mudanças das precipitações e dos furacões, a erosão dos solos e a desertização, os danos à agricultura e à saúde humana... E tudo isso, no fundo, depende em grande parte das decisões e dos comportamentos humanos.”

A Conferência de Copenhague sobre o clima será considerada um êxito ou um fracasso, reconhece o sacerdote, segundo os compromissos que serão assumidos pelos governos, sobretudo pelos dos países desenvolvidos.

“Serão produzidos números ‘mágicos’ sobre reduções das emissões de gases nocivos e sobre financiamentos. Mas, no final, tudo dependerá do comportamento de todos nós, habitantes da Terra, acostumados demais a achar que somos espertos na hora de descarregar a responsabilidade no outro”, acrescenta o porta-voz vaticano.

“O Papa, na sua última encíclica, falou justamente de ‘novos estilos de vida’ e recordou que o sistema ecológico se sustenta sobre uma boa relação do homem com a natureza, mas também com seus semelhantes. O problema de Copenhague, portanto, também é um problema nosso.”

HOMILIA de Bento XVI aos teólogos: “Abrir o coração ao mistério”

O papa Bento XVI, na homilia da Missa do dia 1º de dezembro, aos membros da Comissão Teológica Internacional, reunidos em sua assembléia anual, afirmou:

“O verdadeiro teólogo é aquele que não cai na tentação de medir o mistério de Deus com a própria inteligência, esvaziando de sentido a figura de Cristo, e sim aquele que é consciente das suas próprias limitações”.

Para o papa, os teólogos presunçosos que estudam as Sagradas Escrituras como alguns cientistas que estudam a natureza são similares aos antigos escribas que indicaram aos magos o caminho a Belém.

“São grandes especialistas – explicou o pontífice: podem dizer onde o Messias nasceu, mas não se sentem convidados a ir.”

A notícia “não toca sua vida, permanecem fora; podem dar informação, mas a informação não se converte em formação da sua própria vida”.

“Também é assim na nossa época, nos últimos 200 anos observamos a mesma coisa. (...) Poderíamos facilmente dizer grandes nomes da história da teologia destes 200 anos, dos quais aprendemos muito, mas que não abriram seu coração ao mistério”, destacou.

Com esta maneira de proceder, afirmou, “a pessoa se coloca acima de Deus. (...) E assim, o grande mistério de Jesus, do Filho feito Homem, se reduz a um Jesus histórico, realmente uma figura trágica, um fantasma sem carne e osso, alguém que permanece no sepulcro, que está corrompido, realmente morto”, continuou.

No entanto, o papa destacou que a história da Igreja está repleta de homens e mulheres capazes de reconhecer sua pequenez em comparação com a grandeza de Deus, capazes de humildade e, portanto, de chegar à verdade.

O papa também mostrou os “pequenos que também são dotados” como modelos de inspiração para “ser verdadeiros teólogos que podem anunciar seu mistério, porque este chegou às profundezas do seu coração”.

Entre eles, citou santos como Bernardete Soubirous, Teresa de Lisieux, Bakhita, Madre Teresa, Damião de Veuster. Nomeou também Nossa Senhora, o centurião ao pé da cruz e São Paulo, que, “na 1ª Carta a Timóteo, chama-se de ignorante naquele tempo, apesar de sua ciência; mas o ressuscitado o toca, ele fica cego e se converte realmente em vidente, começa a ver”.

Os trabalhos da Comissão Teológica Internacional, presidida pelo cardeal William Levada, no Vaticano, terminaram dia 4 de dezembro.

TESTEMUNHO: Bispo e padres de Guajará-Mirim, Rondônia, sofrem acusações

"O povo católico de São Francisco do Guaporé ficou revoltado pelos ataques e calúnias contra seu Bispo, Dom Geraldo Verdier, contra um padre de sua diocese, Padre Josep Iborra Plans (Pe. Zézinho) e contra o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), por parte de políticos do Município de São Francisco e por um Deputado Estadual de Rondônia", denuncia o próprio bispo de Guajará-Mirim, Rondônia, Dom Geraldo Verdier. Em carta, ele fala das calúnias que vem sofrendo em função da luta pela terra e pelos direitos dos pobres. Eis a carta.

O povo católico de São Francisco do Guaporé ficou revoltado pelos ataques e calúnias contra seu Bispo, Dom Geraldo Verdier, contra um padre de sua diocese, Padre Josep Iborra Plans (Pe. Zézinho) e contra o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), por parte de políticos do Município de São Francisco e por um Deputado Estadual de Rondônia.
A Audiência Pública, convocada pela Câmara dos Vereadores, aconteceu no dia 7 de novembro de 2009, na Linha 6 de Porto Murtinho, na Escola Polo Pereira e Cáceres, com a presença de 150 pessoas. O Senador Valdir Raupp e a Deputada Marinha Raupp estiveram presentes numa parte da audiência. Foi depois da saída deles que o ambiente se tornou de uma violência intolerável, chegando até à instigação do povo para a efusão de sangue! Vamos aos fatos.

1. Ausência do Bispo na Audiência
O Senhor Prefeito de S. Francisco do Guaporé, Sr Jairo Borges Faria chamou a atenção do Bispo Guajará-Mirim de modo inconveniente : Cadê a Igreja? Cadê o bispo? Eu quero o bispo aqui explicando para a gente o que realmente está acontecendo, porque eles querem tomar nossas terras! Porque o Bispo não veio a esta audiência?
- Senhor Prefeito, em 31 anos de administração diocesana, jamais falhei a um compromisso assumido. Jamais fugi de uma situação de crise, de violência, de injustiça atingindo meus diocesanos. Se não estive presente em São Francisco (1.000 km de Guajará), é simplesmente pelo fato que o Presidente da Câmara não me informou, nem me convidou por internet, telefone ou fax, nem por intermédio do Padre da Paróquia, Pe Francisco Trilla.
Quanto à grave acusação : Estes padres não gostam de quem planta na terra, eles querem que a gente passe fome, se humilhe na fila do sopão, que a gente fique mendigando e passando necessidade, estas palavras demostram que Va Excia não conhece a atuação dos padres, das Irmãs e dos leigos voluntários da Igreja Católica nesta região, desde 1932.
A Igreja mantém obras sociais e promocionais como o Hospital Bom Pastor (45 anos) e a Escola Profissionalizante Centro Despertar (20 anos) em Guajará-Mirim, para 500 alunos, e agora está formando 1.000 operários, a pedido da Firma Camargo Correia, para a Barragem de Jirau. A diocese construiu, ainda em Guajará-Mirim, uma bela e espaçosa casa para os anciãos, a Casa São Vicente de Paulo. Além do mais, criou em Costa Marques, há quarenta anos, um Jardim de Infância Beija Flor, que forma 350 crianças, a maioria de famílias carentes. Em termos de promoção social, o padre Zezinho espalhou dezenas de placas solares para os ribeirinhos e colonos do Vale do Guaporé, e por iniciativa dele um grupo de 26 agricultores das paróquias desta região, dois deles das Linhas de Porto Murtinho, são beneficiadas por um projeto de agroecologia, e a Igreja Católica tem financiado a construção dos dormitórios da Escola Família Agrícola (EFA) de São Fancisco do Guaporé.. Temos ainda um escritório para a documentação dos Bolivianos no Brasil e uma equipe que financia telhados para os carentes, construindo sua primeira casa.
E quando Va Excia fala de humilhar-se na fila do sopão, lembro que aqui, em S. Francisco do Guaporé, o Irmão José Maria Sala atende no seu sopão, há quase 7 anos, com recursos próprios e do povo generoso desta cidade, 2 vezes por semana, 30 famílias carentes! Sopão que, infelizmente, poderá ser fechado por falta de ajuda suficiente, pois recebe apenas 400 RS mensais de vossa administração municipal.

2. Graves acusações do deputado Estadual Lebrão
O senhor José Eurípides Clemente (deputado Lebrão) foi mais contundente ainda em suas ofensas e acusações. Isto me choca tanto mais, este que sempre me manifestou respeito e atenção. Nesta Audiência Pública ele passou dos limites.
O primeiro ataque frontal foi contra os estrangeiros: Não sei por que têm tantos estrangeiros aqui nessa região? Eles são todos espiões! Querem explorar nossas riquezas.
Deputado, todos entenderam que V. Excia se referia ao bispo e aos padres Claretianos da região. Dizer que são todos espiões é uma calúnia e uma injustiça que ofendem toda a Igreja Católica!
Enquanto ao número de estrangeiros, quero salientar o seguinte: Pe José Roca, Irmão José Maria, Pe Zézinho e eu mesmo somos naturalizados brasileiros. Uma vez aposentado, pretendo deixar meus ossos na beira do Guaporé, nesta terra e no meio deste povo que amo e que me manifesta tanto carinho. Para tranquilizá-lo, informo que os três quartos de meus padres são brasileiros natos!
Nem acreditei quando li no relato da Audiência esta afirmação que muito me chocou: Basta olhar para os meninos de olhos azuis correndo por ai e perguntar de quem são filhos?. Esta infeliz ironia machucou o povo católico que conhece a dignidade de vida de nossos padres e sua dedicação.
Enfim a declaração mais grave: Vocês, moradores, precisam defender suas terras com unhas e dentes, nem que corra sangue na canela!. Deputado, esta incitação à violência dá a impressão que regredimos num tempo em que a Amazônia era uma terra sem lei! O que não é o caso, o senhor bem sabe!
Tudo isso me deixou estarrecido! Passamos agora à posição da Igreja no conflito entre colonos e índios, que motivou a Audiência Pública: .
Sabemos que anos atrás, ali no Limoeiro e no Rio Mané Correia , tinha índios e foram expulsos de suas terras. A história nos diz isso e os documentos o comprovam.
Sabemos que muitos posseiros, vieram de outros lugares à procura de um pedaço de terra para o sustento de suas famílias, sem saber se ali seria área indígena ou não. Muitos morreram com malária e outras doenças. Outros não suportaram o sofrimento e foram embora. Mas muitos resistiram às doenças, estradas ruins, dificuldades financeiras e etc. E hoje, essas pessoas se encontram com a grande preocupação de perderem suas terras.
A igreja, nem o CIMI, tem poder de decidir se as terras voltam para os índios ou se ficam com os posseiros. Isto é privilégio e dever dos orgãos governamentais, que só respondem pela demarcação de terras.
Portanto, a Igreja e o CIMI não respondem pela demarcação de terras, como alguns dizem ou pensam. A Igreja, porém, não pode ficar fora da luta. Ela sempre está e estará ao lado dos mais injustiçados e sofridos.
Nós, Bispo, Padres, Irmãs, missionários leigos, brasileiros e estrangeiros não possuímos nenhuma terra aqui. Somos simplesmente enviados em missão de evangelizar e de lutar por um mundo mais justo.
O Padre Zezinho, o mais criticado, tem visitado as comunidades dos ribeirinhos e ajudado naquilo que ele pode. Não existe nenhum político que tenha feito um trabalho a favor deste povo ribeirinho (saúde, reconhecimento das comunidades quilombolas e placas solares) como o padre Zezinho, povo esse, que muitas vezes fica abandonado pelos políticos.

Nós como Igreja, vamos continuar fazendo a nossa parte. Por isso, diante dos fatos ocorridos, declaramos que:
• Os Índios Puruborá têm o direito de recuperar uma parte das terras que lhes tiraram; e os Índios Miguelenos têm o direito de voltar à área do Limoeiro que eles reivindicam.
• Nenhum pequeno produtor que conseguiu sua terra com esforço e dignidade, perca esta terra ou seja prejudicado.
• As autoridades responsáveis pela demarcação de terras agilizem esta demarcação, para que todos, índios e colonos, tenham paz e possam viver como irmãos.
• Qualquer pessoa, antes de acusar a Igreja, procure conhecer o trabalho que ela realiza com amor e justiça há décadas!
Dito isto, vamos continuar, com serenidade e confiança em Deus, o nosso trabalho de evangelização e lutar, sem ódio, mas com firmeza, por um mundo de justiça, solidariedade e paz.

São Francisco do Guaporé, 20 de novembro de 2009.
Dom Geraldo Verdier - Bispo de Guajará-Mirim (RO)

ESPIRITUALIDADE - Retiro de Advento e Natal



Exercícios Espirituais na Vida Quotidiana
Verdade-Caminho-Vida
2009-2010 – Ano C
( para serem feitos individualmente, na comunidade ou em grupos)

1. Introdução
Mistério de Cristo no Advento e Natal
O Advento marca o início do ano litúrgico. Neste tempo, celebram-se duas vindas: a preparação para o Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre nós e a vinda definitiva do Senhor. É um tempo de quatro semanas ou quatro domingos em que a Igreja vive em alegre expectativa.

Advento
No Advento 2009-2010 - as leituras são do Ano “C”. Elas destacam grandes personagens do Advento: o profeta Isaías, João Batista e Maria.

Natal
“O Tempo do Natal começa com as Vésperas do Natal do Senhor até o Domingo após o dia 6 de janeiro, (ou seja, em 2010, dia 10 de janeiro, solenidade do Batismo do Senhor). “
(Diret. Lit. da CNBB, p. 194).

2. Retiro Advento -Natal – Exercícios na Vida
Para se viver uma experiência pessoal de encontro com Deus, no Retiro de Advento-Natal, supõem-se algumas condições:
1) retirar-se, reservando diariamente um tempo para a oração pessoal;
2) dar um espaço de tempo, no final do dia, para uma parada de “avaliação”;
3) Sugestão de dinâmica - símbolos a serem usados: Bíblia, pequena toalha, imagem de Maria, estrela e José, manjedoura, menino Jesus.

3. Roteiro para a Oração diária
a) “Daqui” – na hora escolhida e, aqui, na Capela Virtual.
b) “Estou com vocês”- acolho o Senhor, e todo o seu “Corpo”, ou seja, todas as pessoas, na grande rede da web.
c) “Quero iluminar”. Peço luz de Deus e abro-me à ação do Espírito.
d) “Tenham o coração arrependido”- exame ao final do dia.
e) E rezo esta oração preparatória:
Em nome do Pai...
Jesus, Divino Mestre,
Nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai,
para ensinar às pessoas a verdade que dá a vida. Sois a verdade incriada, o único Mestre. “Somente vós tendes palavras de vida eterna”. Nós vos louvamos e agradecemos porque nos concedestes a luz da inteli-gência e da fé e nos chamastes à luz da glória. Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais por meio da Igreja. Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu.
Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tende piedade de nós.

f) Dois modos de orar os textos indicados:
1º - CONTEMPLAÇÃO (C) - se o texto for um fato bíblico ou um mistério da vida de Cristo. Como fazer? Depois de ler, recordo a história e uso a imaginação para entrar na cena, ao lado de algum personagem.
• Procuro ver, contemplando cada pessoa da cena; olho de forma demorada, sobretudo, a pessoa de Jesus.
• Observo o que fazem as pessoas da cena. Elas têm nome, história, sofrimentos, buscas, alegrias. Como reagem?
• Participo ativamente da cena, deixando-me envolver por ela. E, reflito, sobre em que toca minha vida, a vida de minha comunidade, família, a sociedade. Faço o exame de consciência e anoto na minha agenda: Verdade (expressão bíblica) Caminho (apelos da Palavra) Vida ( compromisso assumido).
• Finalizo com uma despedida, com a
Oração a Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada, ó Maria! Crestes na mensagem celeste, e em vós se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado. Maria, eu vos louvo! Crestes na Encarnação do Filho em vosso seio virginal e vos tornastes Mãe de Deus. Raiou então o dia mais feliz da humanidade! As pessoas tiveram o Mestre divino.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva, forte, atuante. Ave Maria...
Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Em nome do Pai...

2º - LEITURA ORANTE (L0) - se for um texto de ensina-mento da Palavra.
• Leio todo o texto. Releio, devagar, versículo por versículo. Procuro compreender bem. Pergunto-me:
O que diz o texto? (Verdade)
• Detenho-me onde Deus me fala interiormente, sem pressa. Pergunto-me:
O que o texto diz para mim? (Caminho)
• Pergunto-me:
O que o texto me faz dizer a Deus? (Vida) Podem ser louvores, pedidos, ação de graças, adoração, silêncio...
• Pergunto-me: O que o texto e tudo o que aconteceu nesta oração me fazem viver? (Vida)
• Finalizo com a Oração a Nossa Senhora da Anunciação.

4. Textos para cada dia

1ª SEMANA: A libertação está próxima
Pedido: Senhor, peço a graça de abrir meu coração para a paz que vem da justiça, para o amor que gera fraternidade.
Símbolo (opcional): coloco uma pequena toalha ou lenço branco sobre um móvel para recordar que a salvação é para todos.
29/11 - 1º Domingo C: Jr 33,14-16; Sl 24(25); 1Ts 3,12-4,2; Lc 21,25-28.34-36. (LO) – A libertação está próxima . Ficar atento e orar.
30/11 – (Sto. André Ap.) – Rm 10,9-18 (LO) – A salvação é para todos.
01/12 – Is 11, 1-10(LO): Sobre Jesus pousará o Espírito do Senhor.
02/12 - Is 25, 6-10(LO): O Senhor enxugará as nossas lágrimas.
03/12 - Is 26, 1-6(LO): Ser um povo justo, cumpridor da Palavra.
04/12 - Is 29,17-24 (LO): Jacó não será mais confundido.
05/12 – Is 30,19-21.23-26 (LO): O Senhor curará toda ferida.


2ª SEMANA: Deus pede nosso “sim”
Pedido: Peço a graça de perceber e acolher a salvação que está chegando, em atitudes de conversão e solidariedade no dia-a-dia.
Símbolo: coloco a imagem de Maria, referência de “sim” a Deus.
06/12 – 2º Domingo A: Br 5,1-9; Sl 125(126);Fl 1,4-6.8-11; Lc 3,1-6 (C )– Preparar o caminho.
07/12 – Is 35, 1-10 (LO): É Deus mesmo que vem nos salvar!
08/12 - Imaculada Conceição: Lc 1,26-38 – Faça-se em mim...
09/12 -: Is 40,25-31 (LO): O Senhor dá coragem e aumenta a força.
10/12 – Is 41, 13-20 (LO): O Senhor atende os pobres.
11/12 - Is 48,17-19(LO): “Eu te conduzo pelo caminho”.
12/12 - Lc 1, 39-47(C): Nossa Senhora de Guadalupe


3ª SEMANA: Jesus é causa de nossa alegria
Pedido: Peço a graça de revestir-me de júbilo, e assim, colaborar na construção de uma nova sociedade pela partilha, justiça e poder-serviço.
Símbolo: coloco, ao lado de Maria, a estrela, símbolo da alegria.
13/12 - 3º Domingo C:Sf 3,14-18a; Is 12,2-6; Fl 4,4-7; Lc 3,10-18 (C ) - Partilhar.
14/12 – Nm 24,2-7.15-17ª (LO): Contemplo uma estrela.
15/12 – Sf 3,1-2.9-13 (LO) - Que todos invoquem o nome do Senhor.
16/12 – Is 45,6b-8.18-21b-25 (LO): A história é guiada por Deus.
17/12 - Mt 1, 1-17 (LO): A descendência de Jesus, o Cristo.
18/12 - Mt 1,18-24 (C): Ele se chamará Emanuel, Deus-conosco!
19/12 - Lc 1, 5-25 (C): Todo o povo se alegrará com seu nascimento.


4ª SEMANA: Jesus Cristo, filho de Maria, é Deus-conosco
Pedido: Peço, por intercessão de Maria, a graça da disponibilidade para o que o Senhor quiser de mim.
Símbolo: coloco próximo a Maria, o berço, símbolo de esperança.
20/12 - 4º Domingo C: Mq 5,1-4ª; Sl 79; Hb 10,5-10; Lc 1, 39-45 (LO): Feliz és tu que acreditaste.
21/12 – Lc 1,39-45 (C ) – Prontidão em servir.
22/12 – Lc 1,46-56 (LO)–Maria canta o amor de Deus.
23/12 – Lc 1,57-66 (C): A mão do Senhor estava sobre João.
24/12 - Lc 2, 1-14 (C): Nasceu para nós um Salvador.


TEMPO DE NATAL
Pedido: Peço a graça do íntimo conhecimento da Palavra que por mim se fez carne no seio de Maria, e habitou entre nós.
Símbolo: coloco no berço o Menino, Vida que vem a nós.
25/12 – Natal do Senhor: Is 52,7-10; Hb 1,1-6; Jo 1,1-18 (C )
26/12 - At 6, 8-10; 7, 54-59(C): Sto. Estevão, primeiro mártir.
27/12 - Domingo - Sagrada Família - Eclo 3,3-7.14-17ª; Cl 3,12-21; Lc 2,41-52 ( C ) – A família é morada de Deus e acolhida da vida.
Símbolo: coloco no presépio a figura de José.
28/12 – Santos Inocentes – Mt 2,13-18 (C )- O exílio no Egito
1Jo 1, 1-4(LO): S. João, apóstolo e evangelista. A vida se manifestou: nós a vimos.
29/12 - 1Jo 2, 3-11(LO): Quem ama seu irmão, permanece na luz.
30/12 – Lc 2,36-40 (C): A graça de Deus estava com ele.
31/12 - Jo 1,1-18(C) - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.


01/01 – ANO NOVO 2010 –Maria, Mãe de Deus:Lc 2, 16-21 (C).
Pedido: Peço a graça de viver a comunhão fraternal no Ano Novo.
“Se queres a paz, cuida da criação” é o tema do Dia Mundial da Paz.
02/01 - 1Jo 2, 22-28(LO): Agora, filhinhos, permanecei em Jesus.
03/01 – EPIFANIA: Manifestação de Cristo para os de longe
Is 60, 1-6; Ef 3, 2-6; Mt 2, 1-12 (LO)
Pedido: Peço a graça de deixar-me conduzir pela estrela, luz do Alto, e de levar esta luz a todas as pessoas com quem convivo.
04/01 - 1 Jo 3,22-4,6(LO): Crer no nome do Filho, Jesus Cristo.
05/01 - 1 Jo, 4, 7-10(LO): Todo o que ama é nascido de Deus.
06/01 - 1 Jo 4,11-18 (LO): Deus é amor.
07/01 - 1 Jo 4, 19-5,4 (LO): Deus nos amou primeiro.
08/01 - 1 Jo 5, 5-13 (LO): Quem possui o Filho, possui a vida.
09/01 - 1 Jo 5, 14-21 (LO): O Senhor nos ouve em tudo.
Faço uma repetição e avaliação do Retiro e partilho com o grupo.
10/01 - Domingo - BATISMO DE JESUS - Mt 3, 13-17 (C ) - Contemplo o Filho amado do Pai.


4. Bênção natalina do bem-aventurado Alberione
Jesus Menino coloque sobre tua cabeça
a sua mãozinha
e derrame sobre ti
a sua luz, conforto e alegria.
Amém!

MENSAGEM: 43o. Dia Mundial da Paz - 2010

"Se queres cultivar a paz, protege a criação" é o tema do Dia Mundial da Paz, 1o. de janeiro  de 2010. Leia mais no blog Graça e Paz.

INFORMAÇÃO - Brasília: Capital da Eucaristia



Brasília sediará, entre os dias 13 a 16 de maio de 2010, um dos maiores eventos de manifestação da fé católica: o Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Essa celebração do mistério de Jesus presente na hóstia consagrada está em sua 16ª edição e receberá milhares de peregrinos de todo o Brasil. Mas o que é um Congresso Eucarístico? Quando começou? Por que começou?
A França do século XIX passou por várias rebeliões decorrentes da Revolução Francesa (1789-1799), que incitou o desprezo à fé e à religião. A partir disso, o país mergulha no niilismo – recusa de crenças e valores morais que dão sentido à vida humana. Nesse momento surge a figura de São Pedro Julião Eymard, fundador da congregação dos Padres e das Servas do Santíssimo Sacramento. A espiritualidade eucarística do santo despertou em Marie Émille Tamisier, leiga da Ação Católica Francesa, a inspiração para realizar um encontro que celebrasse o maior mistério da Igreja. Então, em 1881, aconteceu o 1º Congresso Eucarístico Internacional, em Lille, França.
Posteriormente, o Congresso Eucarístico começou a ser celebrado nos países de forma particular. No Brasil, o primeiro foi em 1993, na cidade de Salvador-BA. Desde então quinze Congressos aconteceram, de cinco em cinco anos.
Sendo a Eucaristia o maior tesouro da Igreja Católica, o CEN procura despertar nas pessoas a importância do culto ao Santíssimo Sacramento e aprofundamento da doutrina eucarística. Temas ligados à juventude, minorias e política também são tratados no Congresso por meio de palestras e simpósios.
O aprofundamento do CEN também vem por meio do texto-base, que reflete sobre o tema e o lema do evento que nesta 16ª edição são Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários e Fica conosco, Senhor!, respectivamente. A partir da reflexão do texto-base, diversas pessoas trabalham em nove comissões para que tudo aconteça da melhor forma possível. As comissões são: Jurídica, Segurança, Saúde, Educação e Cultura, Comunicação, Hospedagem e Acolhida, Finanças e Infra-Estrutura, Liturgia e Teológico-Espiritual.
Nas palavras do Papa João Paulo II, em sua encíclica Ecclesia de Eucharistia, a “Eucaristia (...) é o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história”. Então, caminhemos como discípulos e missionários do Cristo vivo, sob a luz da Virgem Eucarística, para o XVI Congresso Eucarístico Nacional.
Mais informações e formações podem ser encontradas no site: http://www.cen2010.org.br/

Veja mais sobre este assunto no blog Graça e Paz.

Documento de Aparecida 199



O Povo de Deus sente a necessidade de presbíteros-discípulos: que tenham uma profunda experiência de Deus, configurados com o coração do Bom Pastor, dóceis às orientações do Espírito, que se nutram da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração; de presbíteros-missionários; movidos pela caridade pastoral: que os leve a cuidar do rebanho a eles confiados e a procurar aos mais distanciados pregando a Palavra de Deus, sempre em profunda comunhão com seu Bispo, os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e leigos; de presbíteros-servis da vida: que estejam atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos e promotores da cultura da solidariedade. Também de presbíteros cheios de misericórdia, disponíveis para administrar o sacramento da reconciliação.