Páginas

INFORMAÇÃO - Brasília: Capital da Eucaristia



Brasília sediará, entre os dias 13 a 16 de maio de 2010, um dos maiores eventos de manifestação da fé católica: o Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Essa celebração do mistério de Jesus presente na hóstia consagrada está em sua 16ª edição e receberá milhares de peregrinos de todo o Brasil. Mas o que é um Congresso Eucarístico? Quando começou? Por que começou?
A França do século XIX passou por várias rebeliões decorrentes da Revolução Francesa (1789-1799), que incitou o desprezo à fé e à religião. A partir disso, o país mergulha no niilismo – recusa de crenças e valores morais que dão sentido à vida humana. Nesse momento surge a figura de São Pedro Julião Eymard, fundador da congregação dos Padres e das Servas do Santíssimo Sacramento. A espiritualidade eucarística do santo despertou em Marie Émille Tamisier, leiga da Ação Católica Francesa, a inspiração para realizar um encontro que celebrasse o maior mistério da Igreja. Então, em 1881, aconteceu o 1º Congresso Eucarístico Internacional, em Lille, França.
Posteriormente, o Congresso Eucarístico começou a ser celebrado nos países de forma particular. No Brasil, o primeiro foi em 1993, na cidade de Salvador-BA. Desde então quinze Congressos aconteceram, de cinco em cinco anos.
Sendo a Eucaristia o maior tesouro da Igreja Católica, o CEN procura despertar nas pessoas a importância do culto ao Santíssimo Sacramento e aprofundamento da doutrina eucarística. Temas ligados à juventude, minorias e política também são tratados no Congresso por meio de palestras e simpósios.
O aprofundamento do CEN também vem por meio do texto-base, que reflete sobre o tema e o lema do evento que nesta 16ª edição são Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários e Fica conosco, Senhor!, respectivamente. A partir da reflexão do texto-base, diversas pessoas trabalham em nove comissões para que tudo aconteça da melhor forma possível. As comissões são: Jurídica, Segurança, Saúde, Educação e Cultura, Comunicação, Hospedagem e Acolhida, Finanças e Infra-Estrutura, Liturgia e Teológico-Espiritual.
Nas palavras do Papa João Paulo II, em sua encíclica Ecclesia de Eucharistia, a “Eucaristia (...) é o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história”. Então, caminhemos como discípulos e missionários do Cristo vivo, sob a luz da Virgem Eucarística, para o XVI Congresso Eucarístico Nacional.
Mais informações e formações podem ser encontradas no site: http://www.cen2010.org.br/

Veja mais sobre este assunto no blog Graça e Paz.

Nenhum comentário: