Páginas

CARTA DO 28° ENCONTRO DE PRESBITEROS DO REGIONAL SUL 3 CNBB


No ano em que a mãe Igreja nos convidou para celebrar o ano sacerdotal, preparando-nos para celebrar os cem anos da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), das Dioceses de Santa Maria, de Pelotas e de Uruguaiana, nós, presbíteros do Regional Sul 3, nos reunimos em São Leopoldo, no CECREI, para:

1) Preparar o 13° Encontro Nacional de Presbíteros que vai acontecer de 03 a 09 de fevereiro de 2010, em Itaici – Indaiatuba, SP. Após estudo do subsidio: “Encontro Nacional de Presbíteros, 25 anos celebrando e fortalecendo a comunhão presbiteral” feita nas dioceses, procuramos aprofundar a reflexão.

2) Continuar a reflexão para discernir a identidade do presbítero no mundo em constante crise estrutural e em busca de “novidades”. O presbítero é um ministro ordenado, que anima os ministérios na comunidade eclesial e na caminhada do Povo de Deus.

3) Construir a vida de comunhão e participação no presbitério. No mundo fragmentado, onde a vida está fragilizada, somos chamados, a partir do plano divino, a ser testemunhas de comunhão em nossa Igreja, Povo de Deus.

4) Dar continuidade ao trabalho de promover esperança, de lançar valores no chão da vida. Olhando para a caminhada de nossa diocese, percebemos que foram semeadas a fé, a luta pela justiça, a organização de entidades em defesa da vida, despertando presbíteros, diáconos, ministros, catequistas e tantas outra lideranças. Olhando para o futuro vemos uma luz que ilumina o horizonte e faz com que a vida seja cheia de sentido.

5) Cooperar na construção da sociedade sendo presença além dos ambientes religiosos. Reconhecendo que tantas instituições contribuem para que a vida seja possível, nós presbíteros, como corresponsáveis pela dimensão religiosa, queremos ajudar a todas as pessoas a viver a sua fé em busca de mais vida, mais justiça, mais fraternidade.

6) Comprometemo-nos a levar adiante:
- A formação permanente;
- O compromisso com a Igreja irmã de Moçambique;
- O método de “formação na praça”;
- O curso de Renovação Presbiteral do Regional;
- O retiro do clero de 2010, de 25 a 27 de maio, com o Frei Raniero Cantalamessa;
- O 29° Encontro Regional de Presbíteros de 08 a 11 de novembro de 2010.

Ao concluir o nosso encontro assumimos a oração de Jesus: “Eu me consagro por eles” (Jo 17,19a). Abraçando a “Missão Continental”, renovamos nossa disposição de continuar servindo a este povo do Rio Grande do Sul, do Brasil, da América Latina e do mundo inteiro, assim como tantos irmãos nosso o fizeram para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Pedimos a Nossa Senhora Medianeira, Mãe dos Presbíteros, que assim como acompanhou Jesus e os Apóstolos proteja nossa missão.

São Leopoldo, 05 de novembro de 2009.

Nenhum comentário: