Páginas

INFORMAÇÃO: Diretório da liturgia 2010 - Ano C - São Lucas - e da organização da Igreja no Brasil

A CNBB acaba de publicar o Diretório da Liturgia 2010.
Ano C - S. Lucas
Na Liturgia, ano C, seremos guiados pelo evangelista S. Lucas. Como lemos na introdução ao Evangelho de Lucas, na Bíblia da CNBB, “Lucas situa o Evangelho dentro da ‘história da salvação’, que abrange três épocas: o tempo da promessa (AT), o tempo do cumprimento (Jesus) e o tempo final, que é o tempo do anúncio pela Igreja, que está descrito nos Atos dos Apóstolos. Em todos esses momentos atua o Espírito Santo de Deus, na inspiração dos antigos Profetas, na força que impele Jesus, e na vida que inspira à Igreja.
Ano Litúrgico
Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, no. 73, lemos: "O Ano Litúrgico ‘revela todo o mistério de Cristo no decorrer do ano, desde a encarnação e nascimento até à ascensão, ao pentecostes e à expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor’.
1 Ele assim nos propõe um caminho espiritual, ou seja, a vivência da graça própria de cada aspecto do mistério de Cristo, presente e operante nas diversas festas e nos diversos tempos litúrgicos.
2 Em síntese, através do Ano Litúrgico, os fieis fazem a experiência de se configurarem ao seu Senhor e dele aprenderem a viver ‘os seus sentimentos’.
3 O Ano Litúrgico não apenas recorda as ações de Jesus Cristo, nem somente renova a lembrança de ações passadas, mas sua celebração tem força sacramental e especial efi cácia para alimentar a vida cristã . Por isso, o Ano Litúrgico como itinerário sacramental, torna-se um caminho pedagógico-espiritual nos ritmos do tempo".
16o. Congresso Eucarístico Nacional
Em 2010 realizaremos o 16º Congresso Eucarístico Nacional, nos dias 13 a 16 de maio, em Brasília. Participando das comemorações do jubileu de ouro da inauguração da Capital Federal, nossos olhos e corações se voltarão para as celebrações deste Congresso que terá como tema: "Eucaristia, Pão da unidade dos discípulos missionário" e como lema: "Fica conosco, Senhor!".

48a. Assembléia Geral da CNBB
O Congresso Eucarístico será precedido pela 48ª Assembléia Geral da CNBB, que também se realizará em Brasília cujo tema central versará sobre a Palavra de Deus na missão da Igreja. É importante que estejamos unidos num só coração, através da nossa oração pessoal e comunitária, na ação pastoral tão rica, variada e abundante das Dioceses.

Nenhum comentário: